sábado, 29 de maio de 2010

O uso do computador na realidade concreta da sala de aula

É precoso avaliar a realidade de trabalho na escola no que concerne às proposta de inclusão digital. As propostas pedagógicas e as praticas sociais formam um binômio que pode caminhar integrado ou não. Fiz uma intrevista com alguns dos professores do colégio Estadual Antônio Pecly no qual me informaram não trabalharem com o uso da informática em sua discilplina por vários motivos, segundo a informação que obtive:
  • Muitos alunos não sabem manusear o conputador de forma adequada para um bom rendimento da aula
  • Nem todos os alunos têm condições de ter um computador em casa, ou de pagar um curso de informática, na escola encontram dificuldades de manusear o computador no laboratório
  • Nem todos os alunos tem o mesmo desenvolvimento gognitivo,ou seja, uns tem mais dificuldades que outros nas disciplinas
  • Não trabalham por não terem tempo suficiente para elaboração de um bom trabalho envolvendo o uso da informática, porque trabalham em outros colégios
  • O computador que fica na mesa do professor é para uso exclusivo do mesmo, sendo usado somente para lançar notas, conteúdos e fazer o relatório dos alunos e das disciplinas
  • Alguns dos professores entrevistados também não tem muita prática com o uso informática e outros docentes pedem aos seus alunos para fazerem pesquisas no laboratório da escola, mas não acompaham os discentes para ajuda-los no que for preciso ou para avalia-los, esses são algus dos motivos entre tatos que sabemos que existem.

No cenário da sociedade de hoje, os professores têm enfrentado grandes desafios para se posicionarem como profissionais de Educação. Alguns desses desafios são encontrados no interior das salas de aula, para levar os discentes à realização de atividades que conduzam à construção do conhecimento crítico dos alunos. Compete portanto ao professor estabelecer as metas e os objetivos para o trabalho com o uso do computador em sua prática docente, tendo-o como aliado.

5 comentários:

  1. Se a escola tem os computadores e eles não são utilizados como um recurso pedagógico acaba se tornando mais uma despesa para a escola.

    Creio que no projeto político pedagógico da escola deveria ter algo relacionado a utilização das novas tecnologias como recurso didático bem como o treinamento dos usuários dos computadores.

    É necessário instrumentalizar alunos e professores e posteriormente capacitar os professores para usar os recursos que os computadores oferecem em suas disciplinas. Em outras notícias (outros blogs) vi que muitos professores estão sendo preparados, então conclui-se que essa escola também precisa se preparar.

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  2. Achei de extrema importância os assuntos que você abordou, não adianta a instituição de ensino possuir computadores se eles não servem para a contribuição do processo de ensino e aprendizagem, é necessário que os professores sejam capacitados para lidarem com essa tecnologia.

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  3. concordo com o comentáruo feito pela Nandilene,pois se a escola tem os computadores e eles não são utilizados como um recurso pedagógico acaba se tornando mais uma despesa para a escola.
    Alem disso não adianta a instituição de ensino possuir computadores se eles não servem para a contribuição do processo de ensino e aprendizagem, é necessário que os professores sejam capacitados para lidarem com essa tecnologia.

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  4. Ivani concordo com você, não adianta implantar novas tecnologias nas escolas, se na prática elas não estão auxiliando no processo de ensino e aprendizagem. Junto com a instrumentalização deve estar a capacitação, pois um sem o outro não funciona.

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  5. Oi
    Postei no meu blog sobre os cursos de formação continuada que o MEC oferece e que estão dentro da realidade dos docentes, inclusive do interior.
    Se os professores dessa escola se prepararem poderão mudar a realidade atual.
    Abraços!!!!

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